terça-feira, 19 de março de 2013

PROJOVENS CONHECEM SOBRE A FUDAÇÃO E A HISTÓRIA DA CIDADE DE SALTO


A Prefeitura da Estância Turística de Salto, através da Secretaria de Ação Social e Cidadania e em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo realizou um passeio destinado aos participantes do Programa Projovem Adolescente que acontece nos CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) dos bairros Jardim Santa Cruz e Jardim Saltense.
            Os Projovens tiveram a oportunidade de conhecer o Memorial do Rio Tietê e toda sua riqueza de informações, passaram pela Ponte Pênsil que neste ano completa 100 anos, apreciaram o caminho das esculturas que homenageiam pessoas e personagens que ajudaram a construir a história de Salto. Em seguida, visitaram o Museu onde assistiram a um vídeo interessantíssimo também sobre a nossa história.
            O objetivo desta visita é fazer com que os jovens conheçam ainda mais sobre o local onde vivem e aprendam a valorizar o patrimônio e as heranças culturais. Além disto podem multiplicar os conhecimentos recebidos e motivar outras pessoas a fazer o mesmo.


            Na próxima semana, os mesmos jovens retornarão à Casa da Cultura para assistir a uma apresentação musical e conhecer alguns instrumentos que mais tarde farão parte de uma oficina em que eles também participarão.

sexta-feira, 8 de março de 2013

SECRETARIA DA AÇÃO SOCIAL E SECRETARIA DA CULTURA ACERTAM PARCERIA PARA 2013 NO PROGRAMA PROJOVEM


No último dia 07 de março, estiveram reunidos na Secretaria da Cultura e Turismo, o secretário Marcos Pardim, o coordenador da juventude Vanderlei Jorand e a orientadora social do Programa Projovem Alessandra Madureira Onora.
Na ocasião foram discutidas ações culturais voltadas para o público jovem, iniciou-se o planejamento das atividades culturais para a Semana da Juventude que deverá ocorrer em agosto e, finalmente definiu-se de que maneira os Projovens terão participação nas atividades oferecidas pela Secretaria da Cultura e Turismo.
Depois da visita monitorada que será realizada no Complexo Cachoeira e Museu, será a vez dos jovens conhecerem a Casa da Cultura e assistirem a uma demonstração de violinos, teclados, berimbaus e outros instrumentos de percussão. A ideia é que semanalmente os jovens participem de uma oficina musical no próprio CRAS onde as atividades do Programa Projovem são realizadas (Jardim Saltense e Santa Cruz) e ao final do ano, realizem uma apresentação. Os instrumentos serão itinerantes, possibilitando que vários grupos participem da oficina que deverá ser ampliada também aos participantes do Programa Ação Jovem.