quarta-feira, 17 de abril de 2013

PROJOVENS INICIAM AULAS DE INFORMÁTICA


A Secretaria da Ação Social e Cidadania iniciou neste dia 11 de abril, as aulas de informática e inclusão digital aos integrantes do Programa Projovem Adolescente.
O Programa Projovem Adolescente – Serviço Socioeducativo é uma modalidade do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, destinada aos jovens de 15 a 17 anos de famílias pertencentes ao Programa Bolsa Família ou encaminhados por órgãos competentes. O Projovem Adolescente atua por meio de coletivos formados por cerca de 25 jovens, sob a coordenação de orientadores sociais. Esse serviço é oferecido pelos CRAS Santa Cruz e CRAS Jardim Saltense.
O principal objetivo do Programa é complementar a Proteção Social Básica à família, criando mecanismos para garantir a convivência familiar e comunitária; além de criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.
Outros objetivos são: desenvolver potencialidades e estimular aptidões e talentos, ampliar as referências culturais, promover a apropriação do conhecimento sobre o mundo do trabalho, promover a inclusão no mundo digital e das novas tecnologias, proporcionar experiência de exercício da cidadania e estimular a participação social, cultural e política dos jovens na vida pública.
Durante todo ano de 2013 os jovens farão as aulas de informática semanalmente e concluíram o curso em Windows 2010

quinta-feira, 11 de abril de 2013

PROJOVENS VISITAM A CASA DA CULTURA


A Secretaria da Ação Social e Cidadania em parceria com a Secretaria da Cultura e Turismo proporcionaram ao participantes do Programa Projóvem Adolescente uma visita à Casa da Cultura no último dia 10 de abril.
Na oportunidade os jovens assistiram a uma apresentação com o professor de violino e aprenderam algumas curiosidades sobre o instrumento. Em seguida puderam conhecer e manusear os demais instrumentos que farão parte da futura oficina itinerante de música.
O secretário de cultura e turismo, Sr. Marcos Pardim, também esteve presente e conversou com os jovens a respeito das possibilidades de inserção no mercado de trabalho que as oficinas culturais podem trazer e explicou que pretende ao término das oficinas realizar apresentações abertas ao público.
Em breve os projovens dos CRAS Santa Cruz e CRAS Jardim Saltense iniciarão as oficinas de música como parte integrante das atividades do Programa Projovem Adolescente, juntamente com as aulas de informática, capacitação profissional e encontros de orientação social.




quarta-feira, 3 de abril de 2013

ENCONTROS DE ORIENTAÇÃO SOCIAL

Semanalmente acontecem em nossos dois coletivos os encontros de Orientação Social, onde sempre acontecem bate papos e diversas atividades...